terça-feira, 17 de abril de 2012

SORRIA! Você está sendo manipulado ...

... Hoje eu queria falar sobre uma coisa que todo mundo repete diariamente: Manipulação da mídia.

Ei, pessoal! O que está acontecendo com vocês? Que história é essa de manipular, de que jornais manipulam notícias, telejornais e programas de rádio influenciam o povo? Quem começou com essa falácia?
A obrigação do comunicador é transmitir a informação e a do receptor de interpretar e buscar a veracidade da notícia. Há tempos que isto vem se repetindo, se repetindo e se repetindo ... Fica cansativo. Somos comunicadores, jornalistas, publicitários, somos profiossionais de comunicação, temos por obrigação contar a vocês o que acontece, agora, não temos culpa se esta informação só chega de um lado, responsabilize sua cabecinha que é manipulável. Tente pelo menos não assistir somente a Rede Globo, mas isto é pra você que é facilmente ludibriado, tá?! Eu assisto a Rede Globo, mas não "caio de bruços" diante as suas matérias que, por vezes, vem recheada de denúncias. Eu sei o que é fazer um bom jornalismo, mas sou profissional, vocês deveriam no mínimo aprender a questionar. Como fazer? Ler muito é um bom começo, pôr em dúvida toda e qualquer notícia, sempre. Não caiam nas armadilhas das denúncias, se questionem, criem discussões entre um e outro ao seu lado, mas assim como eu, jornalista, tente ser imparcial, é difícil, eu bem sei, mas é importante e faz parte do tal jogo de manipulação que vocês tanto gostam de repetir por ai. É bem mais simples dizer que a mídia manipula do que pensar nas questões sociais como algo discutível. Vocês preferem que a Rede Globo, o Wagner Montes, Datena e o Ratinho critiquem, avacalhem e vocês vão lá e concordam e depois responsabilizam toda a mídia por isto.

Provavelmente ao término deste texto você já tenha sido convencido por mim de que falo a verdade, isto quer dizer, mais uma vez foi manipulado pelo meu texto sem ao menos se questionar. O que eu aprendi foi o seguinte, amigo: Ninguém é manipulável, a mídia não manipula, nós é que somos preguiçosos demais pra pensar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário