terça-feira, 7 de maio de 2013

A MORTE DO MATEMÁTICO E OS FORMADORES DE OPINIÃO

 
 
A internet transformou boa parte da sociedade em analistas, comentaristas, cronistas e principalmente, um povo justiceiro e para exemplificar citarei a matéria do último domingo (05), o programa dominical da Rede Globo, o Fantástico exibiu a caçada da polícia Civil do Rio a bordo do helicóptero ao traficante Márcio José Sabino, o Matemático. O inquérito foi reaberto pelo procurador geral, Marfan Martins Vieira e quem entregou uma cópia do vídeo foi o deputado estadual Marcelo Freixo.
A matéria repercutiu nas redes sociais gerando indignação, trazendo discussão e furor que para a maioria deles a Rede Globo critica o fato do traficante ter sido morto.
Que foi arriscada esta ação isto não se pode negar, que a polícia neste momento está em conflito com ela mesma, isto também não se pode negar.
Rodrigo Pimentel que é ex policial Militar e hoje, comentarista de segurança da Globo analisa as imagens e o perigo das balas terem atingido inocentes em casas e um prédio. Assim como, os consultores de segurança pública, José Vicente da Silva e Diógenes Lucca que, também entenderam que esta ação foi exagerada e desnecessária.
O que se discute na matéria não é o fato dos policiais terem matado o Matemático e sim, o fato dos tiros terem sido distribuídos a esmo, podendo assim, extrair vidas inocentes em meio a uma emoção momentânea.
No vídeo fica claro que, a policia tem ânsia de deter e exterminar um dos grandes problemas da cidade, mas também percebe-se que entre eles há uma falta de entendimento muito grande, e que, a Rede Globo neste caso não apresentou nada mais que um fato. Tornou público a morte de um dos maiores traficantes já procurados e uma ação que poderia ter terminado em tragédia, ressaltando que, havia naquele momento pessoas circulando no interior da comunidade.
Sabemos da boa intenção da polícia para com a comunidade, sabemos também da intenção da imprensa em noticiar o que é de interesse público, o que é mais difícil neste emaranhado de notícias, críticas e soluções é a opinião que a sociedade cria e acaba gerando o vício da repetição. Alguns leem determinados noticiários e de forma contrária vão disseminando aquilo como se fosse a verdade, denegrindo assim o profissional da polícia, do jornalismo, da segurança e do ministério público.
Não compartilhe a ideia do outro, leia atentamente as notícias, confronte informações, não seja preguiçoso ao ponto de crer em única verdade. Seja sempre um formador de opinião e não um compartilhador de ideias alheias.

Abaixo o vídeo da caçada ao Matemático ...

http://www.youtube.com/watch?v=ghrL-M_DxkM&feature=player_embedded#!