segunda-feira, 26 de novembro de 2012

O Dia de Veta, Dilma!

 
 
É hojé o dia da manifestação pelo veto da presidenta Dilma no centro do Rio de Janeiro. A manifestação terá início as 14h, transportes públicos terão passagens gratuitas a partir de 13h até as 15h para chegada, e a partir das 20h até as 22h para o término. 
O evento reunirá, estudantes, trabalhadores, políticos, caravanas vinda do interior do estado, artistas, shows e um trio elétrico que seguirá para Cinelândia com muito discurso.
Está tudo muito bem, tudo muito lindo, mas precisamos analisar este ato por um outro lado, o lado mais crítico, mais humano, mais povão, talvez.
Eu acho toda esta manifestação um circo, um circo de absurdos, um ato que atenderá inicialmente aos interesses dos "peixes graudos". É isso mesmo minha gente! Mais uma vez o povo vai sofrer com trânsito, enormes congestionamentos, muita bebida alcóolica, demora, cansaço e perda de tempo. Sim, porque se o cara vai a uma manifestação deste tamanho encontrará por lá ambulantes vendendo grande quantidade de bebida alcóolica. Provavelmente este cara ao final deste ato pegará seu carro de volta pra casa e correrá o risco de sofrer um acidente, e assim provocando não só tristeza aos seus parentes, mas também à outras vítimas. Hospitais que já não andam bem das pernas, diga-se de passagem, estará entupido para dar atendimento aos embreagados em busca de glicose, fora os transportes públicos que, ano que vem terá aumento abusivo de passagem (R$ 3,05), hoje terá o seu período gratuito, que lindo, não é mesmo?! Já se pode prever o empurra empurra, confusão e aborrecimento de quem não fará parte deste movimento e tentará chegar em casa logo após um longo e cansativo dia de trabalho. Tristeza!
E os show de funk e pagode que são recriminados e vistos por autoridades como ritmo marginalizado, hoje terá seu dia de glória. Que bonito, né?! Todos numa festa só, vestindo a mesma camisa, com o mesmo ideal para tão somente gritar com os nossos políticos que tanto nos dão "pernada", que são desonetos, que são pegos com mensalão na cueca, na mala e nos paraísos fiscais, hoje estarão se juntando aos "pobres miseráveis", ladrões, "cracudos", vândalos e desordeiros, como se não houvesse amanhã. E todos darão as mãos ao final e gritarão: Veta, Dilma!
Sinceramente, será uma cena linda e histórica, mas bom seria se uma vez no mês o povo pudesse receber um dia de passagem gratuita, hospitais capacitados para receber inúmeros bêbados e acidentados com atenção e socorro a vidas. Que lindo seria se não houvesse políticos ladrões, preconceituosos e que aceitassem o nosso ritmo popular com mais carinho e cuidassem dos depenentes químicos com tanto empenho e também expusessem faixas  de locais onde pudessem buscar ajuda de verdade. Que bom seria.
Não sei se de fato o povo tem noção desta manifestação, mas o importante é beber, pagodear e dançar funk hoje na cinelândia, né senhores políticos?!