sexta-feira, 23 de julho de 2010

PROFISSÃO: JORNALISTA (por Gilberto A. Bernardi)




"Uma profissão com pouco prestígio, esquecida e desvalorizada. Alunos iludidos e jornalistas sem ética. Uma profissão que pode ser exercida em qualquer boteco de esquina".
A mesa está abarrotada de trabalho. São folhas brancas e recicladas, dicionário, um copo sujo de café e bilhetes de reuniões colados na tela do computador. E-mails para mandar e pautas a serem feitas, mas ...Vejo que o trabalho de um jornalista é sujo e vulgar.
A redação notícia/emprego é tão antiética que resta olhar pra trás e ver que me faltou apoio para cursar medicina. Esse mundo fantástico prometido pela mídia é manipulador, tanto quanto a faculdade que diz transformar seres mortais em formadores de opinião. Já tentou opinar fora da linha editorial? Eu já dei uma de revolucionário sem causa. Resultado: Fui bater na porta do concorrente - Fiquei um ano e alguns meses na mesma situação de milhares de brasileiros que aumentam a lista de desempregados. Essa lista é publicado todos os meses por um colega de trabalho que nem sabe que existo, mas cumprimento-o todas as noites após ouvir o repertório de manipulação. Plim Plim.
"Ser jornalista é o máximo. Dá pra escrever e falar o que se pensa, ter acesso a lugares que pessoas normais não têm"- Todos já pensaram isso na infância. Essa estória de que profissional da comunicação com habilitação em jornalismo pode opinar sobre todos os assuntos só existe no conto de fadas do jornalismo independente - apenas entre nós, mas jornalismo independente é como acreditar é como acreditar que os políticos vão cumprir o que prometem.

"NÓIS SEMO TUDO JORNALISTA INSTRUÍDO"
PAra que serve um jornalista? Para informar a massa sobre o que nem ele acredita. O pior está por vir - noticiamos algo que está errado, sabemos que não está certo, mas temos a cara de pau de crer na veracidade dos fatos improcedentes. O povo, que por sua vez, é ingênuo, ri da nossa exposição e mesmo assim, nos tem como fonte segura e confiável. "Tu viu só o que a RBS noticiou hoje"?, afirmam.
"E no futuro estamos nós", sentados em frente a um computador digitando palavras incomuns para compor uma noticia do cotidiano. Ficamos com os olhos esbugalhados, com dor nas costas, dentes pretos (efeitos do café), resmungões e ganhando uma miséria. Que graça tem"? "Ah! Mas o jornalismo é a atuação direto do social, nos faz ser mais humanos em ver a situação de pessoas que estão ou não na condição complicada", falamos, com autoridade "mauxima" quando formandos em jornalismo. É a desgraça dos dias que virão.
É uma profissão de equilíbrio emocional. Uma questão de redundância diária. Ser jornalista é saber lidar com a escolha do regime capitalista. Noticiar as greves das diversas, que se opõe ao salário baixo, dar o maior apoio à manifestação, mas se esquecer que também ganha pouco e não faz nada por isso. "Nós semo tudo jornalista instruído e com o tal diproma na mão. "Convida um colega pra fazer linha de frente e discutir a questão do piso salarial. Você tem razão, não ganhamos nada, só não te ajudo com isso por que tenho que trabalhar agora", responde com proeza o formador de opinião.

TRABALHO NÃO É RECONHECIDO
Jornalista nem sempre escreve bem. É um profissional que "necessita" saber sobre tudo, mas não se sabe nada. Na faculdade enche a boca pra dizer que é jornalista e quando se forma vai ganhar R$ 1 e 1.5 mil e desanima. vê que é bom ganhar dinheiro. Mas que com essa profissão nunca vai morar num bairro nobre; vai ter um gol ou um Uno 1.0 porque faz média melhor. Vai querer criticar juízes, políticos, advogados, médicos, mas vai esbarrar na lei. Na lei da empresa para qual trabalha criou. "Sempre publicar notícias que remetam ao público coisas boas das pessoas que tragam benefício para a empresa", direciona o chefe. Aí, o jornalista se dá por conta que os quatro anos de estudo sobre a ciência da informação nada valeram. Na universidade discutem a respeito de linhas editoriais, mas não ensinam a respeito - é que quem faz o curso é aluno (tinha esquecido de citar ).
Ser jornalista é ser irônico com si próprio. É achar que goza dos erros alheios, porém o que erra sempre ganha mais que o jornalista. Ganhar é o que vale. Mundo melhor só existe na utopia dos comunistas de plantão (ser militante comunista é igual ou pior que um jornalista ). Iamgina um jornalista comunista? É acreditar piamente na epistemologia so sonho.
Entretanto. o jornalista deveria ser estudado por cientistas não cristãos: não existe "homem mais besta que jornalista". No curso, diz ter atitude própria, depois de formado adota a personalidade que a empresa ordena; acredita ser superior, no fim o público se diverte com o camarada em frente às câmeras de tv (idem outros meios de comunicação) e sai falando das palhaçadas feitas no ar; as notícias impressas que demoraram horas, talvez meses, para serem publicadas, no outro dia estão enrolando salame no boteco da esquina ou limpando a entranha de um terceiro; não tem o trabalho reconhecido; a informação, por mais importante que seja, é abstrata, portanto se torna nula e o jornalista só é lembrado naquele instante: é como BBB, só se é famoso enquanto se aparece na tela; depois de eliminado, faz alguns trabalhos para revistas de prazer (isso se tiver um corpo possível de usar em photoshop) e em seguida é esquecido.

BASTA UM POUCO DE PORTUGUÊS E AGIR POR INSTINTO
Acha que é a melhor profissão do mundo por estar conhecida como não tendo rotina, oque é mentira: Todo jornalista está sempre com um bloquinho e uma caneta na mão escrevendo meia dúzi de palavras, pra depois voltar a redação e escrever a besteira colhida; acredita que jornalista bom é jornalista com formação superior, mas os meios de comunicação estão lotados de pessoas com ensino médio e que possuem uma voz agradável. Detalhe: o Jornalista formado vai receber ordens de um depravado que provavelmente tem muitos mais noção de comunicação que muitos recém-formado (agora, sim, se comprova que poste mija no cachorro). Na faculdade dizem que a voz não é importante, na primeira aula de rádio informam que de todos os teus colegas é boa, pena que o mercado de trabalho não pensa assim. O jornalista é o único sujeito no mundo que consegue se auto-manipular.
Outros pontos chama a atenção dessa brilhante profissão. Quando se é assessor de comunicação, os funcionários confundem jornalismo com publicidade. E é isso aí mesmo, jornalista não passa de um fofoqueiro. Um leva e traz de informações mesquinhas que, em momento algum, é a estrela do espetáculo - apenas é usado para levar as pessoas ao sucesso. Para levar as pessoas a ganharem muito dinheiro encima das informãções que o jornalista "fofoqueia".
Jornalista é o pior político do mundo. Numa aula, a professora contou que discutiu com um médico. O profissional de saúde teria dito que médico é uma profissão descente, pois cura as pessoas (médico ganha muito bem e valoriza a própria profissão). A professora respondeu ao "dr." que jornalista é médico da alma. Depois disso pude entender porque rezamos tanto para as almas que estão no tal purgatório - essas almas leram muitas bobagens que nós escrevemos. Agora se comprova, literalmente, que o título do livro do jornalista Carlos Dorneles, Deus é inocente, a imprensa, não, está totalmente correto. Estamos na berlinda.
Se o jornalista fosse tão inteligente quanto aparenta ser, já estaria ganhando melhor. Seria uma classe unida que defenderia acima de qualquer motivo a ética no profissão. Se o jornalista fosse ousado , invadiria o congresso e exigiria que a profissão fosse reconhecida. Se jornalista fosse realmente crítico, olharia melhor para seu próprio eu interior.
O jornalismo pode ser um curso técnico de seis meses, no máximo. Não vejo necessidade de estudar quatro anos para tal profissão. Uma carreira que, em pleno século 21, ainda está em estudo no Congresso Nacional para ser aprovada como uma ciência que necessita de ensino de ensino superior para poder praticar... É ridículo. Para ser jornalista basta saber um pouco de português, ter noções de lead e agir por instito.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

O Alvo !



Discutir segurança pública parece algo tão fácil, não é mesmo ?

Só parece, mas é bem complicado. Quando um coronel decide atacar bandidos em uma operação totalmente delicada, onde de uma lado há uma escola e do outro uma comunidade cheia de família, a luz do dia, aí a discussão é mais séria.

O que se deve fazer num momento como este ? Bem, não me pareço ser a melhor pessoa a ter que responder essa pergunta. Talvez, quem sabe, a sorte. É ela que livra todos os dias os moradores desse alvo, da linha de tiro.

O pequeno Wesley, não teve a mesma sorte naquele dia, ele estava tão longe, mas tão perto da linha de tiro, tão perto que perdeu a vida. Perdeu a vida e a chance de ser bombeiro, como era seu sonho.

Mas o Coronel Príncipe, deu a ordem de atacar. Hoje, ele sente a morte do pequeno, mas diz "que é preciso continuar" ...

Ora, meu Deus ! Continuar.

Os nossos policiais treinam duro pra não cometer o erro de acertar quem não deve, mas eles fazem exatamente o contrário, atacam, ferem, matam, vão em frente, com a arma em punho seguindo e manchando de sangue uma família.

Segundo pesquisa, este ano de 2010 foram constatado 1.330 mortos por policiais no estado do Rio de Janeiro.

A sociedade que vive todos os dias na linha de tiro está cansada e pede "pelo amor de DEUS! Chega de tanta violência". Essa polícia que precisa ajudar, acaba atacando quem se sente oprimido pelo tráfico diariamente.

Chega de mirar errado... e por enquanto o Coronel Príncipe está com seu reinado temporariamente suspenso.


sexta-feira, 16 de julho de 2010

De quem é a culpa ?


No vai e vem das notícias, as mesmas, diga-se de passagem. E não me venham colocar a culpa na mídia. Sem esse blá blá de sempre, por favor !
Reconheço que alguns exageram nos noticiários e tentam sustentar algumas matérias por semanas, pra massificar e torturar nossa leitura diária nos jornais.
Pois bem, não é isso que eu quero falar. Quero demonstrar minha indignação diante da notícia de que um menor de 11 anos foi atingido dentro de uma sala de aula. Ora, meu Deus !! Começa tudo denovo, um novo debate, nova perícia, novamente o troca troca de culpados, e não vai se descobrir quem realmente é o autor do disparo fatal e mais uma vez uma vida de apenas 11 anos se foi.
Caramba ! até que dia vamos nos permitir essa desculpa, essa balela de BALA PERDIDA ? Meu povo, Acordem !
A bala nunca é perdida, ela tem um destino certo, mas quem paga é sempre um inocente.
É demais pra eu entender...

FALTA DE ASSUNTO ...


Que Juliana Paes está grávida, isso todo mundo sabe. E o que há de tão noticioso nesta informação que precisa ser umas das matérias para o Fantástico ?

Será que o vazamento nos estados unidos é menos importante que não mereça destaque maior ? Aproveitar que esse vazamento foi interrompido pela primeira vez e noticiá-lo.

O Brasil que está entre os país com o pior ensino, Enfim. existem milhões de outros assuntos que possam ser destaques e receber uma atenção maior do que a gravidez de Juliana Paes.

E que neste momento está desfrutando de regalias e boa vida nos Estados Unidos por conta de um filme que a atriz grava. Bom, que isso seja muito importante para os adeptos de fofoca e fãs eu entendo, mas que mereça um tempo exclusivo em um programa que esperamos mais enriquecimento nas matérias veiculadas durante a semana, isso é um absurdo. Afinal de contas, quem é Juliana Paes no meio de tantos acontecimentos mais relevantes neste país ?

quarta-feira, 14 de julho de 2010

VIVER ! por Luíz Fernando Veríssimo


"Acho a maior graça. Tomate previne isso, cebolaprevine aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas não exagere...

Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos. Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal pra minha saúde. Prazer faz muito bem. Dormir me deixa 0km. Ler um bom livro faz-me sentir novo em folha.

Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas depois rejuvenesço uns cinco anos. Viagens aéres não me incham as pernas; incham-me o cérebro, volto cheio de idéias.

Brigar me provoca arritmia cardíaca. Ver pessoas tendo acessos de estupidez me embrulha o estômago. Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro me faz perder toda a fé no ser humano, e telejornais... os médicos deveriam proibir-como doem ! caminhar faz bem, dançar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo, faz muito bem; você exercita o auto controle e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada.

Acordar demanhã arrependido do que disse ou doque fez ontem à noite é prejudicial à saúde. E passar o resto dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda.

Não pedir perdão pelas nossas mancadas dá câncer, não tomate ou mussarela que previna.

Ir ao cinema, conseguir um lugar na central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e o filme ser espetacular, uau ! Cinema é melhor pra saúde que pipoca.

Conversa é melhor que piada. Exercício é melhor do que cirurgia. Humor é melhor que rancor. Amigos são melhores que gente influente. Economia é melhor que dívida. Pergunta é melhor que dúvida. Sonhar é melhor doque nada".


(Luíz Fernando Veríssimo )

segunda-feira, 12 de julho de 2010

O que é a morte


... Simplesmente a passagem desta vida para qualquer outro lugar distante ou longe daqui, aí vai depender daquilo que você acredita.

Pois bem. Porque tamanha perda nos causa tamanho sofrimento?

Já sabemos que nosso trecho final é esse mesmo e ainda sim derramamos lágrimas e sofremos como loucos. É preciso correr contra o tempo, o tempo maldito que nos envelhece, que nos endurece, que nos permite ser grosseiro, ser frágil, ser alegre, ser triste, ser fiel ou infiel.

Quer um conselho ? Perdoe sempre todos os erros e os acertos também, porque não ? Acertar demais também é um erro. Evoluir é preciso temos só esse momento aqui, agora, pra dizer tudo a essas pessoas que te cercam e algumas que você encontra durante sua caminhada pela vida.

A morte é algo que destrói qualquer sonho, mas que encaminha quem vai a um outro plano que jamais lembrará se caso voltar a esta vida.

Sabe-se que essa dor passará um dia, que o sofrimento será diminuído, que não terá outro jeito pra quem ficar, de viver e mais do que isso saber viver. Viver sozinho ou junto de outro alguém.

Como se diz no popular: "Tranquilo"! A morte é isso aí. Nasce, cresce, reproduz e morre. Bem como aprendemos na escola.

Fazer o que meu caro, é a lei da vida ... o que acontece é que a morte deixa a alma de quem fica destruída, com saudade de quem não vai mais fazer parte do nosso dia a dia, que de alguma forma não acompanhará a evolução dos que continuarão a caminhada na terra. Mas o momento que alguém deixa de viver é quando percebemos o quanto ela foi importante em nossas vidas.


O CRACK ..


Achou forte a imagem, não é mesmo ?

É, isso ai é a cara do nosso país a tristeza que se acompanha diariamente nas ruas, becos e vielas. Onde eu encontro alguém que possa mudar isso, além dele mesmo ?

Provavelmente esteja sentado em uma cadeira confortável, deitado numa cama box macia ou em uma sala lendo as notícias que só importam a "ele".

Espera ai ! Eu falo "ele" e não sei se "ele" pode ser: o prefeito, o governador, o senador, o deputado ou o prefeito, mas a responsabilidade é "dele". É "ele" que me faz acompanhar a realidade na porta da minha casa, nas ruas onde eu passo e sou obrigada a presenciar tamanha tristeza como essa da foto.

O que é que eu posso fazer, senhores ? Não briguem comigo por usar essa foto eu não faço parte desse contexto, aliás, faço sim! Eu presencio isso quase sempre, mas "ele", seja lá quem for, não se preocupa com isso. "Ele" quer mais os nossos jovens afundando no maldito crack e tratando-os como dependentes.

Não, não pense que sou ignorante os jovens são dependentes químicos, eu sei !

E a culpa é de quem, dos jovens ou "deles" ?

To indo ...

domingo, 11 de julho de 2010

O Destino do nosso jornal


Estão querendo acabar com nosso jornal impresso, dizendo que há alguns anos esse corre corre de uma redação irá terminar, que teremos recursos mais sofisticados para informar. A era digital, mídia online, estão invadindo nosso mundo e tentando tirar de nós leitores assíduos, o jornal impresso. Será ?
Aquele que esperamos todas as manhãs enroladinho, como um pãozinho fresco e que ainda tem o cheirinho de tinta fresca como um pãozinho na manteiga ainda quentinho.
O jornal que suja nossos dedos ao folheá-lo não pode ter um final, sendo assim, posso imaginar que minha vida será um vazio. Acordar sem ter o que comprar nas bancas e ter que tocar o dedo ao computador da maneira mais fria e ler uma notícia qualquer, isso não pode ser real, a menos que ao longo da vida e evolução digital o jornal tenha seu espaço sempre cativo e permanente no nosso dia a dia.
Como jornalista, é um momento único chegar á redação e não saber o que vai encontrar ao longo do dia ou da noite em busca da notícia, é gostoso saber que a cada momento será uma surpresa e nada mais que prazeroso escrever nossa matéria e tentar fazer com que o leitor se sinta no local de todo o fato.
Jornalista é sensibilidade e quando se pensa em fim do jornal impresso, já se pensa no fim de jornalista que dão o máximo de si.

O que será do destino desse nosso companheiro matinal ? O que podemos fazer para que esse mal não ocorra ?

MICHAEL JACKSON DECIDE PARAR



É inevitável a dor da perda, é a única certeza que temos nessa vida, a única sensação que nos faz ter desespero. Imagino como é difícil perder alguém que amamos muito ou até mesmo quem desejamos sempre o bem, e depois essa pessoa não está mais entre nós.


E não foi diferente com o astro pop Michael Jackson. O seu momento final, a sua despedida do público chegou, mas de forma tão repentina. Ele já previa sua morte, já percebia o mal que traria a sua vida ao ingerir tantos sedativos, mas mesmo assim não houve quem o impedisse.


Ele então decide parar, por um momento talvez. Foi descansar, refletir um pouco sobre tudo em sua vida, olhar para seus filhos de outro lugar, apreciá-los com mais atenção e orientá-los a não cometer os mesmo erros de seu pai... Então ele decide parar, sair dos palcos e deixar sua música tocando ao fundo.


Michael Jackson é música, é vida, é dança, é irreverência e tudo de inovador que aconteceu nos últimos tempos. Alguém como ele jamais existirá. Ele que nos deixou de herança toda essa mudança no mundo pop e trouxe esperança às crianças da África com o hit “We are the Word”(Nós somos o mundo).


O astro pop vai deixar saudades e será imortal. Ele já é o maior ídolo de todos os tempos e não existirá outro. Neste momento o que deveríamos dizer a Michael Jackson é: Muito obrigada, muito obrigada por sua música, por tudo o que fez ao mundo, pelo bem que ofereceu as nossas crianças e por ter deixado para nós um orgulho de ter passado por esse mundo tão cruel, por ter vivido com pessoas tão especiais e pessoas tão ruins. As mesmas pessoas que te derrubaram hoje te ergueram e souberam reconhecer o quanto sua voz era linda, e que não será mais ouvida ao vivo nos palcos deste mundo.


Michael quero agradecer aos momentos de embalo que me fez dançar e as coreografias irreverentes que trouxe ao público. Eu não pensava estar aqui pra ver esse momento chegar, infelizmente Deus me permitiu isso e ele permite a cada um de nós o momento certo de vivenciarmos cada detalhe dessa vida. Siga em frente com sua música, faça o seu som do mesmo jeito que fez aqui pra nós. Dance pra Ele, cante, grite(Aau), faça o Moonwalker e diga pra Deus que aqui, a maioria de nós sabia dançar como você.


Obrigada cara, siga em paz e valeu por toda sua trajetória junto de nós, você não só mereceu uma despedida daquelas, mais merece que todos nós agora levantemos e saudemos de pé todo esse sucesso.


Vá com Deus, Michael Joseph Jackson !!

AS NOTÍCIAS ...


Aproveitando a sequência da última postagem, irei comentar o caso de maior repercussão nas últimas semanas: O desaparecimento de Eliza Samudio.
Bruno, um dos melhores jogadores do país está sendo acusado de ser o mandante do suposto crime, sim, suposto, pq ninguém encontrou o corpo da jovem. segundo depoimento do menor e conclusão do delegado Edson Moreira, ela está morta, mas...
Pois bem, até onde esses fatos apresentados até agora são reais, até onde toda essa hitória do menor é verídica ?
Como a imprensa colabora para que processos como o de Isabela Nardoni, Suzane Von Richthofen entre outros sejam levados a júri popular ?

A imprensa juntamente com a sociedade julga e pune réus e pressiona os jurados sim!
A participação do jornalismo em crimes só se tem grande repercussão porque tem a espetacularização e mostra somente aquilo que a sociedade gosta de assistir. Crimes vende jornais e notícias, e o povo precisa saber os reais motivos, os fundamentos pra cada atitude. Conhecer a fundo a história do indivíduo e trazendo a público os problemas que levam pessoas a tal atitude.
Não é defender, entendam bem. É analisar tudo e claro, punir.
Bruno & cia, já são condenados pelo povo, pela justiça e pela mídia.
Aos novos jornalistas, isso pode ser mudado, ou teremos somente que seguir toda essa massa a continuar numa trilha que nos obriga a não somente apresentar os fatos, mas massificar as notícias e nos tornar juízes além de somente jornalistas ?

Um abraço.

TEORIA DO JORNALISMO. por Nelson Traquina



reproduzindo um trecho de seu livro: Teoria do Jornalismo - Cap. 1: O que é o jornalismo ?

"É absurdo pensar que possamos responder à pergunta "O que é o jornalismo?" numa frase, ou até mesmo num livro. Mas sejamos corajosos e tentamos. Poeticamente podia-se dizer que o jornalismo é a vida, tal como é contada nas notícias de nascimento e de mortes, tal como nascimento do primeiro filho de uma cantora famosa ou a morte de um sociólogo conhecido mundialmente. É a vida em todas as suas dimensões, como uma enciclopédia. Uma breve passagem pelos jornais diários vê a vida dividida em seções que vão da sociedade, a economia, a ciência e o ambiente, à educação, à cultura, à arte, aos livros, aos media, à televisão, e cobre o planeta com a divisão do mundo em local, regional, nacional (onde está essencialmente a política do país) e internacionalmente. Um exame da maioria dos livros e manuais sobre o jornalismo define as notícias em última análise como tudo o que é importante e/ou interessante. Isto inclui praticamente a vida, o mundo e o outer limits".


texto retirado do livro: Teorias do Jornalismo - Volume I. Porque as notícias são como são.
autor: Nelson Traquina - Editora: insular